quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

From Stockholm - III


1 de Janeiro de 2012

No primeiro dia em que cheguei ao hospital de Solna fui muito bem recebido pela chefe do departamento torácico no Karolinska University Hospital, estivemos um dia inteiro juntos onde me foi dada muita informação e material para que a minha estadia na equipa corresse muito bem.

Todos foram tão simpáticos e atenciosos comigo que eu nem sabia como reagir a tanta preocupação e atenção, eu era quase uma nova atracção, já todos sabiam quem eu era e em que dias é que eu iria trabalhar com eles. Eu vou estar durante 6 semanas no departamento de Medicina torácica do hospital, este departamento tem muitas valências e diversas formas de intervenção, eu vou passar por algumas delas. Os dois hospitais que trabalham directamente com a universidade dão emprego a mais de 200 fisioterapeutas. Só por curiosidade Sjukgymnaster é fisioterapeuta em sueco e pronunciar é mesmo muito difícil. informação e material para que a minha estadia na equipa corre-se muito bem.

A primeira coisa que me deixou completamente incrédulo foi o facto de todos os departamentos terem uma sala de pessoal espantosa, nesta sala os terapeutas podem beber café e comer algo pela manhã, beber algum café a meio da manhã, beber algum café e almoçar, beber café depois de almoço e beber café de tarde, é verdade eles são doidos por café e pequenas pausas ao longo do dia (chamadas de Fika time, qualquer momento é oportuno para um Fika), mesmo assim a sala é muito boa e equipada com 5 micro-ondas, 2 frigoríficos, máquinas de café (claro) e maquinas de lavar. Estou a trabalhar das 8h até às 16h mas a primeira hora é inteiramente dedicada ao Fika, onde como e bebo café como um monarca.

Agora encontro-me num departamento que se chama thorax, somos um grupo de 9 fisioterapeutas divididos em diversas valências dentro desta área. Numa primeira fase estou na secção de cirurgia venosa, para a semana vou estar no departamento de cirurgia torácica e cuidados intensivos, ainda dentro deste departamento de Thorax, que já me confirmaram ser uma área mais técnica.

As temperaturas estão a baixar e já estivemos nos -19º.


Durante o fim-de-semana fomos ao vasa museet, um museu inteiramente dedicado a um barco que naufragou em 1626 (o Vasa) e foi recuperado 333 depois do seu naufrágio. O museu é muito bom, o estado de conservação das coisas é impressionante, é sem

Para além do barco o museu tem diversos utensílios, roupas moedas, e materiais utilizados pelos marinheiros, a razão do naufrágio é um mistério e por causa disso ninguém foi condenado. A verdade é que o Vasa nunca chegou a navegar em alto mar, foi a costa de Estocolmo que o envolveu durante 333 anos.

O povo começou logo a especular as razões que levaram o navio para as profundezas - Was it the wrath of God or the malice of Poland? - Was t
dúvida uma das grandes atracções da cidade.
he crew drunk or was the Vasa wrongly built? - the town was alíve with rumours.
(hoje em diao dedo é apontado à construção, devido ao facto de o Vasa ter sido construído com uma altura demasiado grande para os conhecimentos de flutuação na altura.

O fim-de-semana só ficou completo quando, por volta da hora de almoço, nos aparecem alguns veados no jardim, são criaturas super elegantes e animaram o nosso dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário