domingo, 19 de fevereiro de 2012

From Stockholm - IV

12 de Janeiro de 2012

A segunda semana por terras do norte também correu muito bem, eu continuei no departamento do thorax e acompanhei a mesma equipa com que estive na primeira semana, a grande diferença é que já me viam como parte do grupo e a minha participação e ajuda foram sempre bem-vindas e necessárias. Um dos momentos mais engraçados e marcantes destes dias de trabalho foi o tratamento que fizemos a uma senhora na UCI. A senhora não sabia falar inglês mas simpatizou muito com a minha presença e queria falar comigo então disse às terapeutas que só sabia dizer uma coisa em inglês, virou-se para mim e disse “I love you”. Durante todo o tratamento e sempre que eu entrava no campo de visão da senhora ela repetia “I love you” “I love you”, eu e as terapeutas estávamos todos derretidos e muito divertidos com a espontaneidade da situação. Apesar de saber que a senhora só me estava a dizer aquilo por falta de vocabulário eu senti mesmo que ela estava contente por ali estarmos, então passei o tratamento a dizer “thank you that is so kind of you”.

Durante a semana a rotina foi muito constante, ir trabalhar das 8h às 16h ou um pouco menos, dar uma voltinha no centro da cidade e depois vir para a casinha, fazer o jantar e dormir, eu continuo é com um problema, das 8h às 9h ou 9:30h eles só tomam café e fazem uma grande pausa, eu só me pergunto, porque é que não dizem que começam às 9h? Acordo cedo e fico uma hora e meia a beber café.

Durante o fim-de-semana tínhamos planeado visitar um museu e andar nos “teleféricos” que sobem a ericsson globe arena, o maior edifício esférico do mundo. No sábado fomos ao museu nacional de história natural, adorámos, o museu está muito bem feito, tinha muitas exposições e todas elas muito interessantes. Desde animais nórdicos, ao fundo dos mares, ao corpo humano, à pré-história, a pedras incríveis até animais robots e a vida animal na Antárctida vimos um pouco de tudo. É um daqueles museus que vale mesmo o preço a viagem e o tempo que lá se passa, a única coisa menos positiva foi o facto de eu ter perdido o meu gorro. No domingo fomos até à ericsson globe arena para ver a vista do topo, no entanto assim que lá chegámos reparámos que era dia de jogo de Hóquei, como sabíamos que os bilhetes eram caros não íamos com intenção de ver o jogo. Assim que chegámos um senhor que trabalhava na arena aconselhou-nos a ver o jogo, fomos para as bilheteiras só mesmo para saber de preços, o bilhete mais barato rondava os 23 € mas como a senhora da bilheteira reparou que eramos estrangeiros e não fazíamos ideia do que se estava a passar fez-nos uma promoção e vendeu-nos dois bilhetes pelo preço de um, ficámos muito animados e comprámos logo os bilhetes.

Todo o ambiente do jogo foi algo completamente novo para nós, adorámos a experiencia e ver um jogo tão típico dos países nórdicos ao vivo, a Suécia ganhou 3 -1 contra a Finlândia, também reparámos que um terço do jogo é violência pura e dura, a pancadaria é quase tão frequente como os intervalos.

Sem comentários:

Enviar um comentário